segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como funciona: Bússola

Você com certeza já viu uma bússola, e deverá ter percebido que a agulha dela aponta sempre para a direção norte-sul. Isso ocorre devido à agulha da bússola: ela é imantada, e sempre vai apontar para o norte, isso acontece porque a terre funciona como um ímã. O campo magnético da terra fica no polo norte magnético, que se localiza aproximadamente no polo sul geográfico. Não confunda polos magnéticos e geográficos! O polo magnético da terra se localiza, aproximadamente, no polo sul geográfico. O polo sul magnético se localiza aproximadamente, no polo norte geográfico. Eu digo aproximadamente porque existe uma pequena diferença entre a localização desses polos, eles não se localizam exatamente nos polos sul e norte geográfico, respectivamente.
Planeta terra e os seus polos geográficos

Você já deve ter ouvido falar que cargas positivas e cargas negativas (cargas diferentes) se atraem, enquanto cargas iguais (cargas positiva e positiva ou negativa e negativa) se repelem. É assim que funciona um ímã. Eles podem se atrair ou se repelirem, dependendo das cargas magnéticas.

Você pode fazer sua própria bússola em casa: você precisa de alguns materiais:

  • Agulha;
  • 1 rolha de cortiça;
  • 1 ímã;
  • Fita adesiva
  • Bandeja com água
Procedimentos:
  • Magnetize a agulha; você faz isso esfregando a agulha com o ímã, de preferência na mesma direção. 
  • Encaixe a agulha na cortiça usando a fita adesiva. Depois, coloque a cortiça com a agulha na água e observe.
Conclusão: Você deve ter percebido que a agulha gira, e só para quando a mesma chega na direção norte-sul. Só aí que ela consegue parar, pois a agulha está imantada e tende-se sempre a parar na direção do polo norte magnético, ou polo sul-geográfico.

Um comentário:

  1. muito irado Arhtur gostei muito da publicação sobre a bússola. Se continuar assim seu site vai bombar!
    DE: Mateus Lacerda

    ResponderExcluir