quarta-feira, 14 de março de 2012

Teorias sobre a origem da vida

Tratamos daqui um assunto difícil de ser comprovado pela ciência: como teria surgido o primeiro ser vivo? O que os cientistas dizem a respeito deste assunto? Qual é a teoria mais aceita em relação ao surgimento do primeiro ser vivo? Neste texto, você entenderá as respostas para estas perguntas e entender melhor sobre essas três teorias, que são: criacionismo, evolucionismo e panspermia.
"A origem de Adão" - Michelangelo

Iniciamos esse assunto falando da teoria mais antiga da sociedade para explicar como teria surgido o primeiro ser vivo: o criacionismo. Essa teoria é a mais aceita pela sociedade, pois diz que um ser sobrenatural (Deus) teria criado o universo e os seres vivos. Essa teoria também aceita o fato de que os seres vivos nunca tivessem sofrido modificações ao longo do tempo, por isso, essa teoria também é conhecida como fixismo. Esta teoria está escrita na bíblia, no livro Gênesis, palavra de origem grega que significa origem.

Stanley Miller em seu laboratório
A outra teoria e mais aceita até o momento é o evolucionismo, a teoria conhecida como Teoria de Oparin e Haldane. Esses cientistas aceitam a teoria da evolução orgânica. Segundo essa teoria, um grupo de aminoácidos poderia ter dado origem a vida na Terra, mas... Como? Isso se dá devido as reações químicas que ocorriam no planeta antes da vida na Terra. Naquela época, ocorriam muitas tempestades e erupções vulcânicas. A atmosfera primitiva possuía Metano (CH4), Amônia (NH3), Hidrogênio (H) e Vapor de Água (H2O). Eram esses gases que sofriam reações químicas, e isso poderia ter criado os oceanos. O calor ocasionou reações químicas, agrupando os aminoácidos. Estes se complexaram e formaram os proteinoides; estes proteinoides se complexaram, formando um grupo de coacervados. Logo depois, estes que se complexaram formaram a primeira célula: a primeira célula formou o primeiro ser vivo.
Resumindo: Aminoácidos > Proteinoides > Coacervados > 1ª célula > 1º ser vivo.

A terceira teoria é a teoria da Panspermia: segundo ela, a vida não teria surgido no Planeta Terra, mas em alum outro lugar do Cosmos: um meteorito então teria trazido o ser vivo do espaço até o nosso planeta. Essa teoria é aceita por alguns cientistas, pois já foram encontrados alguns aminoácidos em cometas, o que pode ser a prova de que o primeiro ser vivo fosse trazido do espaço, e que haja vida em outros planetas. Mas, por outro lado, essa hipótese não é muito clara de se entender. Pense bem: se nós estamos na Terra, como a vida teria surgido naquele planeta ou no espaço? Muitos cientistas contestam essa teoria devido ao grande choque que o meteorito faria ao se encontrar com a Terra, isso mataria todos os seres vivos. Mas, é criada uma nova contestação: Não existia camada de ozônio na época. Será que isso aconteceu? Por enquanto, ainda continuamos sem resposta...



Experimento de Miller, em 1953, na qual ele conseguiu
comprovar a teoria científica de Oparin e Haldane
A teoria evolucionista, como esperado, é a mais aceita para a origem da vida. Stanley Miller (1930-2007) fez um experimento para comprovar a teoria de Oparin e Haldane, e conseguiu! Entenda o experimento através da imagem ao lado. Ele colocou neste sistema, os gases da atmosfera primitiva. Ele encontrou aminoácidos no líquido para análise. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário